quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante

No próximo dia 31 de outubro, se Deus quiser, comemoraremos 500 anos em que o monge agostiniano Martinho Lutero afixou as suas 95 teses na porta da catedral da universidade (onde ele era professor) em Wittenberg, na Alemanha.
Contexto histórico – o que estava acontecendo na Europa do ponto de vista social, político e religioso na época era o seguinte: os camponeses já não aguentavam mais sustentar os nobres (políticos) e o clero (os religiosos) com os seus impostos, estes últimos não pagavam impostos, somente os camponeses, por isso muitas revoltas e insurreições estavam acontecendo. Os governantes, isto é, os reis não aguentavam mais a opressão dos papas, pois estes cobravam impostos e manipulavam as outras nações. E a questão religiosa era a mais degradante possível. A igreja se afastou das escrituras de maneira escandalosa: idolatria, vários dogmas anti-bíblicos como infalibilidade papal, adoração a Maria e aos santos; adoração às relíquias, simonia, tradição em detrimento da verdade bíblica, etc. E se não bastassem essas heresias ainda instituíram a inquisição que foi um tribunal para julgar e condenar os hereges, ou seja, a todos que dissessem que estas coisas listadas acima eram erradas. Além de tudo isso ainda inventaram as indulgências. Estas eram a compra e venda de perdão de pecados, em outras palavras, era comprar a entrada para o céu. E é aí que entra os 500 anos da reforma protestante. Quando o vendedor de indulgências se aproximava de Wittenberg, Martinho Lutero que já estava preparado, protestou, como que querendo dizer: “Aqui não”. Ele afixou as suas 95 e cinco teses na porta da catedral e estas teses diziam, em outras palavras: A salvação é pela graça de Deus, mediante a fé em Seu Filho Jesus Cristo. Portanto não precisamos comprar nem vender o perdão nem a salvação, pois tudo é oferecido gratuitamente por Deus.
Lutero foi excomungado, julgado e só não foi levado à fogueira porque aprouve ao Senhor livrá-lo das garras da morte, usando o Príncipe eleitor da Saxônia, Frederico, o Sábio. Lutero foi sequestrado e colocado em segurança num castelo onde desenvolveu o seu trabalho de reforma através de seus escritos. Dentre outros trabalhos importantes ele traduziu a Bíblia para o vernáculo.
Hoje a igreja do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ainda precisa de uma reforma. Os desvios doutrinários são alarmantes. Precisamos continuar levantando a bandeira das Escrituras Sagradas. O liberalismo e o neopentecostalismo têm conspurcado a igreja do Senhor. Não aceitemos isso. A teologia reformada nos guiará de volta às Escrituras.