sábado, 18 de agosto de 2012

FALSOS PROFETAS

Falsos profetas para os nossos dias são aqueles que pretensamente dizem ter recebido uma revelação especial diretamente de Jesus Cristo, sem que isso tenha ocorrido. Essas pessoas dizem ter recebido a visita pessoal do Senhor que lhes deu uma nova revelação. Porém, toda revelação já foi dada aos pais pelos profetas e nos últimos dias pelo Filho conforme Hebreus 1.1,2. A revelação de Deus foi dada no AT pelos patriarcas e pelos profetas e no NT pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos que são o fundamento do Cristianismo. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”. (Ef2.20) É preciso um cuidado especial para não ser enganado por esses pretensos profetas, “porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”(Mt24.24)
Muitos como Joseph Smith, Ellen White, Charles Taze Russell afirmaram ter tido um comissionamento especial de Deus e fundaram suas seitas. Eles alegaram ter tido uma visita e uma revelação especial de Jesus e passaram a difundir as suas idéias. Outro que alega ter recebido a visita pessoal de Jesus foi kennte Hagin, um norte-americano. O Senhor o teria comissionado para ensinar uma nova doutrina, o que é totalmente anti-bíblico e inaceitável. Deus que o curara de uma enfermidade na sua infância, segundo ele, lhe dissera para ensinar uma nova doutrina a humanidade. Ele deveria dizer que somos deuses e por esse motivo temos o mesmo poder de criar a realidade como Deus na criação. Desta forma poderíamos apenas declarar a cura e ela aparece do nada. Ao que se sabe Deus cura de forma ordinária se utilizando de médicos e medicamentos prescritos. E se Ele não quiser nem os médicos curarão. É evidente que o Senhor pode curar alguém sem a mediação de médicos mas nem sempre Ele quer. Prova disso foi o Apóstolo Paulo que pediu a Deus para lhe curar ou tirar um espinho da carne e como resposta o Senhor: “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” (2 Co12.9). Será que o Senhor queria que Paulo vivesse sofrendo? Bem, o propósito de Deus não é que vivamos sofrendo, mas se um determinado sofrimento nos ajudar a crescer espiritualmente, pode ter certeza, Ele permitirá a doença, a fraqueza, as injúrias, as necessidades, as perseguições, as angústias, etc. Veja o que Paulo disse: “...De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.” (2Co12.9,10)
Agora, o que mais me admira é que esses falsos profetas têm muitos discípulos. Os nossos melhores pastores em nossa cidade se tornaram seus seguidores, especialmente seguidores de kennte Hagin, que afirma sermos deuses. E como disse acima ele afirma que somos capazes de criar a realidade como Deus o fez na criação. Ele diz que há poder em nossas palavras. Devemos declarar a nossa bênção, tomar posse da bênção, e se ela não vier é porque nos faltou fé. Abominável! Primeiro ele ensina um erro e se der errado, nos faltou fé.
Muitos dos nossos pastores, de igrejas acima de qualquer suspeita, estão seguindo os seus ensinamentos. Todos sabemos que R.R. Soares é um discípulo fiel de kennete Hagin. As orações dele provam isso claramente. Ele diz assim para o Senhor Deus: “Deus põe na minha mão o teu poder”. E em seguida começa a declarar que as pessoas estão curadas e libertas dos demônios a partir das suas palavras. Seria fácil demais. Se fosse assim eu seria o pastor mais poderoso do mundo. Mas como sabemos pelas Escrituras, isso é mentira e presunção. Vejamos o que diz a Palavra: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas 9).
Certa vez convidei um pastor para falar em nossa igreja. Quando terminou a pregação pedi-lhe que orasse por uma enferma. Usou a mesma tática de R.R. Soares. Ele disse: “Senhor põe o teu poder aqui na minha mão”. Em seguida deu ordem para que a doença saísse. Até hoje a irmã continua com a mesma doença. Isso é patético.
Então, como devemos orar frente a uma pessoa enferma? Muito simples - como o Senhor nos ensinou: “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu.” (Mt6.9,10).
Mas não é assim que esses pastores estão orando. O texto acima nos diz para que a vontade de Deus seja feita. Mas eles estão dizendo, em outras palavras, “seja feita a minha vontade.” Porque se eu tenho o controle sobre a doença e posso expulsá-la quando bem eu entender, então já não preciso mais de Deus. Como o reike(técnica de cura por energia que sai das mãos) ou johrei(oração ou terapia feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano) ou os feiticeiros que dizem ter poder sobre a doença. Mas o único que tem poder sobre a doença é o nosso Deus. Ainda que nós possamos e devamos impor as mãos sobre os doentes e orar por eles, sabemos que somente o nosso Deus dará a cura.
Os nossos pastores vêem a prosperidade de R.R. Soares e do “apóstolo” Valdemiro e ficam com inveja e vão pelo mesmo caminho.
Os discípulos dos falsos profetas fazem concentração de curas e milagres para serem louvados pelos homens. Não há nenhum texto na Escritura nos orientando a fazer cruzadas de curas e milagres. O Senhor mandou que fôssemos pregar o evangelho a toda a criatura, discipulando, batizando, e ensinando a guardar todas as coisas que o Senhor nos ensinou: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”(Mt28.18-20). E evidentemente, à medida que pregamos o evangelho, o Senhor pode curar, se Ele quiser, que aliás será muita bem vinda qualquer cura da parte do Senhor.
Além de não haver uma direção de Deus quanto a fazer concentrações de curas e milagres, há uma proibição: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”(Mt7.15-23)
Se esse texto não se refere a esse tipo de comportamento então peço que alguém me ensine. Estou disposto a aprender.

“Senhor obre os olhos dos meus colegas. Dá-lhes discernimento espiritual, em nome do Teu santo Filho Jesus.”
Edmilson.