A santificação é obra do Deus triúno, mas é
atribuída mais particularmente ao Espírito Santo na Escritura, Rm 8.11; 15.16;
1 pe 1.2. É particularmente importante em nossos dias, com sua ênfase à
necessidade de abordar antropologicamente o estudo da teologia e com seu
unilateral chamamento para o serviço no reino de Deus, salientar o fato de que
Deus, e não o homem, é o autor da santificação. Especialmente em vista do
ativismo, que é um traço tão característico da vida religiosa americana,* e que glorifica a obra do homem, e não
a graça de Deus, é necessário acentuar muitas vezes que a santificação é fruto
da justificação, que aquela é simplesmente impossível sem esta, e que ambas são
frutos da graça de Deus na redenção dos pecadores. Conquanto o homem tenha o
privilégio de cooperar com o Espírito de Deus, só pode faze-lo em virtude das
forças que o Espírito lhe comunica dia após dia. O desenvolvimento espiritual
do homem não é uma realização humana, mas é obra da graça divina. O homem não
merece crédito algum pela contribuição que lhe dá instrumentalmente. Na medida
em que a santificação tem lugar na vida subconsciente, é efetuada pela operação
imediata do Espírito Santo. Mas como obra realizada na vida consciente dos
crentes, é feita por diversos meios, que o Espírito Santo emprega.
2. OS SACRAMENTOS. Estes são os meios par
excellence (por excelência), segundo a igreja de Roma. Os protestantes os
consideram subordinados à Palavra de Deus, e às vezes falam deles até como
“Palavra visível”. Simbolizam e selam para nós as mesmas verdades que são
expressas verbalmente na Palavra de Deus, e podem ser considerados como uma
palavra em ação, contendo uma viva representação da verdade, que o Espírito
Santo torna ocasião para santos exercícios. Eles não somente são subordinados à
Palavra de Deus, mas também não podem existir sem ela, e, portanto, sempre são
acompanhados por ela, Rm 6.3; 1 co 12.13; Tt 3.5; 1 pe 3.21.
3. DIREÇÃO PROVIDENCIAL. As providências de
Deus, quer favoráveis quer adversas, muitas vezes são poderosos meios de
santificação. Em conexo com a operação do Espírito Santo mediante a Palavra,
elas agem em nossos afetos naturais e, assim, freqüentemente aprofundam a
impressão da verdade religiosa e a acionam vigorosamente. Devemos ter em mente
que a luz da revelação de Deus é necessária para a interpretação das Suas
orientações providenciais, Sl 119.71; Rm 2.4; Hb 12.10
(TEOLOGIA SISTEMÁTICA – LOUIS BERKHOF Pg.536)
* E a que ponto esse ativismo chegou na América Latina! Nota
do tradutor.
** Esta última passagem faz referência às preciosas promessas
de Deus como um meio pelo qual podemos crescer na santificação. Tenha-se em
conta o contexto. Nota do tradutor.